Publicado em 19 de mar de 2024

SXSW tem premiere mundial de “Guerra Civil” com Wagner Moura

A premiere mundial do mais novo filme da produtora A24, “Guerra Civil“, dirigido pelo diretor Alex Garland e com participação de Wagner Moura, aconteceu em uma das principais conferências de cinema, música, tecnologia, cultura e negócios do mundo, o South By Southwest, em Austin (Texas).

Alem da exibição do longa-metragem, no The Bullock Texas State History Museum, na noite de quinta-feira (14), Kirsten Dunst (eterna Mary Jane de “Homem-Aranha” 1, 2 e 3) , Cailee Spaeny (protagonista do filme “Priscilla”, Wagner Moura (dispensa apresentações) e Alex Garland (conhecido por “Ex_Machina: Instinto Artificial” e “Aniquilação”) marcaram presença em uma sessão de debates no Austin Convention Center na manhã de sexta-feira (15).

“Guerra Civil” conta a história de um futuro distópico nos Estados Unidos e acompanha uma equipe de jornalistas de guerra enquanto correm contra o tempo para chegar a Wahington D.C. antes que facções rebeldes alcancem à Casa Branca. 

Quando perguntado pelo jornalista mediador, Richard Whittaker, do The Austin Chronicle, sobre o motivo de escolher a Califórnia (historicamente Democrata) e o Texas (de maioria Republicano) como protagonistas aliados na que seria a segunda guerra civil norte-americana, Alex respondeu:

Se quisermos pensar por que o Texas e a Califórnia podem ser aliados, e deixando de lado as suas diferenças políticas, a resposta estaria implícita nisso.

Ainda no bate-papo, Alex compartilhou que optou por colocar as atrizes Kirsten Dunst e Cailee Spaeny como fotojornalistas para mostrar como em pleno século XXI, políticos tendem a escolher medidas nada diplomáticas que são atentados à vida. Alex reforçou “cresci durante a Guerra do Vietnã e graças ao trabalho de jornalistas e fotojornalistas, temos embasamento histórico para não querermos voltar a atentar contra a vida, porém por estupidez humana, sempre retomamos conflitos.”

A sessão abordou a importância do jornalismo, de bons políticos e como a sociedade não pode perder a fé nessas instituições. “Nós perdemos a confiança na mídia e em políticos. Mas temos bons jornalistas e políticos. Vivemos tempos que transformamos a visão de tudo em bom ou ruim, não abrimos espaço para debates, isso é idiotice!”, completa o diretor.  

Wagner Moura também não deixou de se posicionar: “no meu país, vivemos um governo extremista de 1964 até 1985…mesmo após 50 anos, os brasileiros sabem o que é um governo autoritário, sabemos quão ruim é e não queremos isso acontecendo novamente.”

Além do ator nascido em Salvador, Kirsten e Cailee, o elenco de “Guerra Civil” inclui Stephen McKinley Henderson, Jesse Plemons e Sonoya Mizuno.

Kirsten Dunst, Wagner Moura, Stephen McKinley Henderson e Nelson Lee em “Guerra Civil” — Foto: Reprodução: X

O filme será lançado nos cinemas e IMAX em todo o Brasil no dia 12 de abril.

Assista ao trailer oficial: https://youtu.be/cA4wVhs3HC0?si=dnGAzQRbcpZNuuJt

Veja os melhores momentos da sessão sediada no SXSW:

Tags

Postado por

Juliana Garcia

Sou jornalista, apaixonada por audiovisual, redes sociais, pessoas e histórias. Mas não só. Gosto da arte, da natureza, da vida. Que de vez em quando nos faz de cactos, ensina a sobreviver em meio às adversidades. E tá tudo bem, porque tudo é questão de perspectiva. Concorda? 

Comentários