Quem diria que vir falar sobre meus últimos dias em Toronto seria um desafio maior do que aquele de pegar um voo para morar em outro país rumo a um intercâmbio?
Agora eu entendo as pessoas que não sabiam descrever suas experiências no exterior com palavras além do famoso: “é a melhor experiência que eu já tive”. E quer saber? Só entendemos realmente o significado dessa frase se nos permitirmos sair da bolha.
O mundo é muito mais do que o seu bairro, sua faculdade, seu dia a dia. Tem um monte de pessoas diferentes aí esperando para conversar com você e te ensinar coisas novas. E com elas ou até mesmo sozinho pela cidade, aproveitando sua própria companhia, você vai criar memórias!
Construí amizades que sentirei saudade de estar por perto. Entendi que sou forte o bastante para me virar e viver por conta (essa para mim foi uma das melhores partes). E ter o meu canto, meu cafofo, me fez amadurecer e aproveitar até mesmo a lavagem de roupa.
Como foram muitas lições, resolvi separar as quatro que mais me marcaram durante os dois meses no Canadá. Então, lá vai:
AME SUA COMPANHIA
Apreciar e mais do que isso se sentir completa consigo! Você cresce muito mentalmente, entende que para ser feliz, antes de tudo, você precisa se conhecer e entender o que te levará ao caminho da felicidade.
ESTERIÓTIPOS
Vivemos em um país no qual a educação dos homens deixa muitas mulheres incomodadas no dia a dia. Mas a culpa não é deles, mas sim da forma com que foram criados. No Canadá, por exemplo, isso é diferente.
Nesses meus dois meses, não sofri NENHUMA cantada ou assovio na rua, seja por pessoas dentro do carro, trabalhadores e até mesmo nenhuma forma desrespeitosa de olhar. Mesmo nas baladas, as pessoas não chegaram me puxando. Elas te respeitam!
QUANDO VOCÊ AMA O QUE FAZ, TODO DIA É UMA NOVA AVENTURA
Nesse intercâmbio eu levantei todo dia muito rápido, porque eu sabia que algo novo me esperava. Todo dia era uma nova descoberta, então não importava o quão cansada estava, eu queria viver, ver, sentir a cidade.
Por fim, posso dizer que meu coração sente que não chegou a hora de dizer adeus, mas sim, um: até logo, Toronto.
NÃO TENHA MEDO DE PENSAR GRANDE E SE AVENTURAR!
Ps.: a viagem não acabou. Próxima parada: Disney (Flórida) com a mãe, irmã e cunhado!
BeiJUs, Juliana