Publicado em 20 de nov de 2017

O conhecimento além da roupa

Chegou o momento pelo qual eu ansiava demais! O nosso primeiro bate-papo. Como em toda história, o capítulo um tem sempre uma introdução e se vamos falar de moda é bom sabermos onde estamos alfinetando.

Já que aqui o intuito é se divertir aprendendo, separei os cinco documentários de que mais gosto para explicar um pouco desse tal “mundo fashion”.

FRANCA – CHAOS AND CREATION

Foto: Reprodução

Esta obra cinematográfica foi feita por Francesco Carrozini, filho de uma das maiores editoras-chefes da Vogue, Franca Sozzani. A Italiana comandou a revista em seu país durante 66 anos e foi a primeira a compor as páginas com questões como: preconceito racial na moda, violência doméstica, desastres ambientais e assim segue.

IRIS

Foto: Reprodução

Se existe uma mulher à frente de seu tempo, o nome dela é Iris Apfel. Com 95 anos e muita autenticidade, sua história já inspirou exposições do Metropolitan Museum of Art (NY), jovens que aspiram um diferencial na moda e mulheres que achavam que a beleza tinha data de validade.

JEREMY SCOTT – THE PEOPLE`S DESIGNER

Foto: Reprodução

O documentário te leva do interior dos Estados Unidos até as passarelas da Moschino, para acompanhar toda a trajetória de Jeremy Scott. Cá entre nós, ele é uma inspiração de criatividade e inovação, que hoje veste celebridades como Katy Perry e Miley Cyrus.

THE SEPTEMBER ISSUE

Foto: Reprodução

O fechamento da revista Vogue Americana é sempre uma loucura, agora imagina ter que fazer uma das maiores edições da revista com data agendada. Foi isso que aconteceu em setembro de 2007, o exemplar foi dirigido pela tão rigorosa editora-chefe Anna Wintour e teve todo o seu processo criativo documentado por R.J Cuther.

THE TRUE COST

Foto: Reprodução

Este longa precisa realmente de atenção, porque mostra como a moda por fora pode ser glamurosa, mas esconde muita sujeira debaixo dos panos. Temas como exploração de trabalhadores, problemas ambientais e a necessidade de mudar os hábitos de consumo de imediato são abordados. E caso essas questões não sejam resolvidas, todos os outros temas que os documentários acima tratam de forma especial entrarão em situação caótica.

 

Por hoje é só. Vai preparando a pipoca, porque sua maratona de documentários dessa semana já está pronta. Até segunda-feira que vem com mais assuntos de moda.

BeiJU, Juliana!

Tags

Postado por

Juliana Garcia

Sou jornalista, apaixonada por audiovisual, redes sociais, pessoas e histórias. Mas não só. Gosto da arte, da natureza, da vida. Que de vez em quando nos faz de cactos, ensina a sobreviver em meio às adversidades. E tá tudo bem, porque tudo é questão de perspectiva. Concorda? 

Comentários