E aà pessoal!
Hoje eu vim falar um pouco sobre cervejas artesanais. Mas antes de falarmos sobre isso, precisamos esclarecer oque é afinal esse tipo de cerveja. Artesanal, Premium, Gourmet, Especiais, elas são chamadas por todos esses nomes mas no fim, uma cerveja desse tipo são produzidas com foco na variedade de cores, aromas e gostos, utilizando técnicas e receitas tradicionais. Segundo a Brewers Association, associação formada por fabricantes de cerveja nos Estados Unidos, uma cervejaria artesanal é pequena e tradicional, diferente das demais. Ela produz menos de 2 milhões de barris por ano, não possui participação societária de uma grande empresa do ramo de bebidas alcoólicas e pelo menos 50% da sua produção é realizada somente com cereais maltados ou adjuntos para realçar o sabor.
No fim, oque difere as tais Craft Beers das American Lager é realmente a variedade. Enquanto as industriais utilizam 60% de malte como principal ingrediente e o restante tipos de cereais que barateiam o seu preço, as artesanais são feitas levando em conta o gosto dos consumidores. Outra diferença é também no preço. A maioria das cervejas artesanais são importadas. Uma curiosidade é que esse tipo de cerveja é produzida seguindo a Lei da Pureza Alemã (Reinheitsgebot), datada de 1516, que basicamente regulamentava que a cerveja somente poderia conter três ingredientes: malte, lúpulo e água. Sem dúvidas, a experiência de uma cerveja artesanal é válida para que você possa abrir o paladar a novos sabores e gostos. Por isso, separei uma lista de algumas dessas craft beers á venda no Brasil. Sem mais delongas, segue a lista:
I. Colorado Appia
A primeira da lista é uma brasileira! A Colorado faz os estilos clássicos de cervejas misturando a cultura brasileira em todas as suas cores e sabores em cada etapa da produção. A Appia difere logo de cara: utiliza mel em sua fórmula. Uma combinação exótica que, além do mel das laranjeiras, é feita a partir da melhor cevada, trigos maltados e levedura de alta fermentação. Doce, encorpada e refrescante, é perfeita para quem busca novos e diferentes sabores.
II. Duchesse de Bourgogne
A belga Duchesse de Bourgogne é uma representante do estilo Flanders Red Ale, tradicional da região oeste de Flandres na Bélgica. Uma cerveja delicada, maturada em barril de carvalho francês por 1 ano e meio. O aroma remete a frutas vermelhas e uma acidez balsâmica com notas vinificas aparentes. No paladar, um balanço entre dulçor e acidez, remetendo melaço , balsâmico, frutas secas e suaves taninos. É considerada a cerveja que contem notas mais vinificas dentre as cervejas.
III. Warsteiner Premium Verum
A alemã Warsteiner Premium Verum é fabricada exclusivamente à base de cevada, lúpulo, levedura e água. É uma cerveja de baixa fermentação e alta concentração de lúpulo. Seu aspecto é brilhante, quase transparente, com finas borbulhas e espuma branca, além de encorpada. Apresenta um agradável aroma de malte, combinado com suave amargor do lúpulo. No sabor, amargor, consistência e presença marcante de malte.
IV. Eisenbahn 5
Mais uma brasileira, a Eisenbahn 5 é uma cerveja de estilo Amber Lager e foi feita em comemoração ao aniversário de 5 anos da Eisenbahn. Ela é produzida pelo método dry-hopping, que leva uma segunda adição de lúpulos aromáticos durante a maturação. Com isso, o aroma de lúpulo, muito apreciado em cervejas especiais, fica bem mais intenso. Predominam os sabores de malte, caramelo, pão e lúpulo.
V. Duvel
Originalmente batizada de Victory Ale, para homenagear e comemorar o fim da primeira guerra mundial, esta cerveja teve seu nome alterado, devido a sua graduação alcoólica. A Duvel é uma cerveja do estilo Belgian Strong Golden Ale, única, com alta carbonatação, ácida e com um dulçor exclusivo. Possui ainda aromas intenso de frutas cristalizadas e a sensação alcoólica desta cerveja é facilmente detectada no paladar.
Beijos, Pedro!